02-04-2013 | Fonte: Angop
Angola atingiu em 2012 o primeiro objetivo de Desenvolvimento do Milênio,
previsto para 2015, reduzindo em mais de 50 por cento a má nutrição, no período
entre 1990 a 2012, disse o representante da FAO, Mamadou Diallo.
O responsável da FAO em Angola deu essa informação quando falava na abertura do workshop "Horticultura urbana e periurbana para a redução da pobreza e a nutrição,” aberto hoje em Luanda, no Ministério da Agricultura.
Mamadou Diallo reconheceu, na ocasião, que o Governo angolano tem trabalhado muito e como consequência o país realizou grandes progressos econômicos, sociais e ambientais, nos últimos anos.
“ A FAO sente-se orgulhosa por ter acompanhado Angola nesta batalha e está convencida que Angola atingirá definitivamente e de maneira sustentável todos os objectivos de desenvolvimento do milênio,” sublinhou o representante.
Referiu que a recente validação e assinatura do Programa Quadro para a cooperação da FAO com a Angola para o período 2012-2013 é outro grande resultado que define as áreas prioritárias de ação e os principais programas de desenvolvimento sustentável entre as quais a agricultura urbana e peri urbana ocupa um lugar de eleição.
Disse também que a organização que representa propõe-se a não poupar esforços para acompanhar Angola em todas as suas iniciativas para afastar o espectro da fome, da pobreza e da insegurança alimentar.
O fórum sobre" Horticultura urbana e periurbana para a redução da pobreza e a nutrição” insere-se no projeto-piloto de Agricultura Urbana e periurbana em Luanda, uma experiência piloto em Angola que visa contribuir para a segurança alimentar e nutricional e melhorar a qualidade de vida da população através da criação de hortas familiares.
O projeto pretende, através de hortas alimentares, beneficiar as camadas mais vulneráveis da população, enriquecendo a dieta familiar e gerando renda nacional para as mesmas famílias com a venda do excedente da produção, promovendo tecnologias eficientes e sustentáveis, utilizando os recursos naturais e inputs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário