Existem 300 milhões de Dalits ou “intocáveis” na Índia. Por 3.000 anos eles têm vivido num ciclo de discriminação e desespero sem esperança!!!
Quem são os Dalits?
O sistema de casta, que existe por mais de 3.000 anos, foi desenvolvido pela casta dos Brahmin (sacerdotes) a fim manter sua superioridade. Eventualmente, o sistema de casta tornou-se formalizado em quatro classes distintas chamadas Varna.
Os Brahmins são o Varna mais elevado e são os sacerdotes e os árbitros do que é certo e errado nas matérias da religião e da sociedade. Abaixo deles vêm os Kshatriyas, que seriam os soldados e administradores. Deposi os Vaisyas são os artesãos e a classe comercial, e os Sudras seriam os fazendeiros e os camponeses. Isso é baseado na figura do deus brahma .
Os Dalits (Intocáveis) não são considerados parte da sociedade humana. Eles não fazem parte de nenhuma casta, não são considerados com seres humanos, e são o que as escrituras Hindus chamam de “unborn’’- traduzido: seria melhor que nunca tivessem nascido!
Os Dalits geralmente executam os piores e mais degradantes serviços. As leis da casta sustentam que os Dalits contaminam as pessoas das castas elevadas com sua presença. Se alguém das castas elevados tocar ou mesmo beber no mesmo copo de um dalit, devem submeter-se à uma série rigorosa de rituais de purificação.
Embora a constituição indiana garanta direitos fundamentais e liberdades de todos os indianos, os Dalits são abusados sistematicamente.
A negação sistemática de seus direitos humanos básicos conduz a uma falta de instrução, alimentos, escolas, cuidados médicos, e da oportunidade econômica, mantendo os Dalits na sujeição perpétua às castas superiores.
Setenta por cento dos Dalits vivem abaixo da linha de pobreza. Somente 10% de mulheres Dalit podem ler e escrever, e elas são freqüentemente vendidas como escravas da prostituição.
Eles estão presos a um sistema de castas que nega a eles educação adequada, água potável, empregos com salários decentes e o direito a terra ou à casa própria.Discriminados e oprimidos, os Dalits são freqüentemente vítimas de violentos crimes.
Em 15 de Outubro no Estado de Haryana, cinco jovens Dalits foram linchados por uma multidão por tirarem a pele de uma vaca morta, da qual eles tinham direito legal para fazer. A Polícia, segundo consta, ficou parada sem fazer nada e permitiu que a violência continuasse. Em 1999, vinte e três trabalhadores agrícolas entre os Dalits (incluindo mulheres e crianças) foram assassinados por seguranças particulares de um fazendeiro de alta-casta.
Embora leis contra a descriminação de castas tenham sido aprovadas, a discriminação continua e pouco é feito para processar os acusados.
Dados:
A cada dia, três mulheres Dalits são estupradas
Crianças Dalits são freqüentemente forçadas a sentarem de costas nas suas salas de aula, ou mesmo a ficarem fora da sala
A cada hora, duas casas de Dalits são queimadas
A maioria das pessoas de castas altas evitam ter Dalits preparando a sua comida, por medo de se tornarem imundos
A cada hora, dois Dalits são assaltados
Em muitas partes da Índia, os Dalits não são permitidos entrar nos templos e outros lugares religiosos
66% são analfabetos
A taxa de mortalidade infantil é perto de 10%
A 70% são negado o direito de adorarem em templos locais
57% das crianças Dalit abaixo da idade de quatro anos estão muito abaixo do peso
300 milhões de Dalits vivem na Índia
60 milhões de Dalits são explorados através do trabalho forçado
A maioria dos Dalits são proibidos de beber da mesma água que os de castas mais altas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário